Origem da Criação do CDR

A prática do futebol esteve na origem da criação do Clube Desportivo e Recreativo de Pero Negro. Depois de muitos anos a realizar jogos amigáveis entre aldeias vizinhas, em campos improvisados, foi finalmente inaugurado o Parque Desportivo em 1976.

Da Equipa Sénior aos Juvenis

Na década de 80 formou-se uma equipa sénior federada, que terminou após uma década de atividade. O campo ficou abandonado durante até que, por iniciativa de José Lopes e auxiliado por cerca de uma dezena de sócios, o clube passou a ter equipas de juvenis a competir em campeonatos distritais desde a época 1994/95.

Iniciativas e Dinamismo

Para fazer face às enormes despesas da Secção de Futebol, foram organizadas várias iniciativas, entre as quais torneios de futebol juvenil e também de seniores, embora o clube não tivesse esse escalão.
Um dos membros da secção, Joaquim Ribeiro, tinha contato assíduo com a equipa de veteranos do Sport Clube União Torreense e, dessa forma, conhecia a forma de funcionamento da equipa.

Primeiros Patrocínios

A forma de funcionamento do outro clube foi sendo amadurecida na Secção de Futebol, já que podia ajudar monetariamente o futebol juvenil.

Sendo os jogos dos juvenis aos domingos de manhã e dos veteranos ao sábado à tarde, havia disponibilidade do campo e o horário permitia a presença de mais público e, consequentemente, mais receita para o bar.

A formação da equipa de veteranos foi falada na reunião da Secção de Futebol de 11 de dezembro de 1995.
No dia 5 de janeiro de 1996 houve uma reunião na sede do clube com antigos jogadores, onde ficaram decididos os objetivos e regras do Núcleo de Veteranos.

Designadamente, o pagamento de uma quota mensal de dois mil escudos (quatro mil escudos no primeiro mês para fazer face às despesas com as refeições). Ficou igualmente decidido tentar encontrar um patrocinador para os equipamentos.

Na reunião seguinte, a 15 de janeiro de 1996, foi anunciado que a empresa Transportes Nobre ia patrocinar os equipamentos.

O primeiro Jogo

O primeiro jogo foi realizado precisamente com a equipa que tinha inspirado a criação do Núcleo de Veteranos, o Torreense.
Seguiram-se mais alguns jogos, mas, quando a época de 1996/1997 ia começar, a Secção de Futebol viu-se obrigada a criar uma equipa de juniores, em vez de juvenis. O jogo de apresentação teve lugar no dia 12 de outubro de 1996, contra os veteranos do Barril.

Funcionamento Atual
do Núcleo de Veteranos

Ao longo destes anos o Núcleo de Veteranos nunca parou e atualmente conta com 27 elementos, que disputam cerca de 24 jogos ao longo de uma época de dez meses, com equipas de vários pontos do país.
No seu historial destacamos uma deslocação a Inglaterra durante cinco dias para disputar um jogo com os veteranos do Reading.

O funcionamento continua a ser o mesmo, cada jogador é responsável pelo seu equipamento e paga uma quota mensal para financiar os jantares.

Tem a sua sede na antiga escola primária de Pero Negro, por cedência do Município do Sobral de Monte Agraço, onde reúne o espólio de troféus e lembranças e organiza os convívios depois dos jogos.

No entanto, deixou de utilizar o parque desportivo, preferindo alugar campos relvados da região, dotados de melhores condições.

HISTÓRIA EM FOTOGRAFIAS

Encontre os melhores momentos da nossa jornada enquanto Equipa de Futebol/Veteranos

Faça parte deste grupo desportivo!

Contacte-nos através do seguinte formulário para fazer parte do nosso Clube Desportivo e Recreativo como sócio e usufruir das nossas atividades.
X