Cartaz das festas

Consulte aqui o cartaz da Festa

Origem do Título Católico

Nossa Senhora do Desterro é um título católico atribuído à Virgem Maria, com origem em Itália, que representa a fuga da Sagrada Família para o Egito e se tornou padroeira daqueles que foram obrigados a deixar a sua pátria em busca de trabalho no estrangeiro.

Cortejo Religioso

O cortejo religioso, carregando imagens pelas ruas da aldeia acreditando-se que tornaria as pessoas e os locais abençoados, atraiu gente da terra e de outras localidades vizinhas, acabando por criar em seu redor um conjunto de dinâmicas de entretenimento e de venda de produtos, sobretudo comidas e bebidas, para satisfazer as necessidades dos forasteiros.

Capela em Ruínas

O registo mais antigo conhecido é uma foto da procissão, identificada por descendentes das pessoas que transportavam um andor e que a situam em 1928. Sabe-se que no início do século XX a capela de Nossa Senhora do Desterro estava num estado de quase ruína.

Recuperação da Capela

A população local decidiu unir-se na organização de festas para angariar fundos que permitissem recuperar a ermida. Segundo relatos de notícias do jornal Badaladas de Torres Vedras, em 1950 havia uma comissão “para angariar dinheiro para estas obras”, recorrendo a “rifas” e à organização de “pamplonas”.

Comemoração do Restauro

A obra ficou concluída nesse ano, uma notícia dá conta de uma “grandiosa festa”, no dia 5 de novembro de 1950. Apesar da origem religiosa e de ter alcançado uma maior dimensão graças às obras da capela, nunca foi a paróquia a organizar os festejos. A festa foi organizada por comissões criadas para tal.

Ligação à CDR Pero Negro

Uma vez que essas comissões de festas eram autónomas, não há atas das suas reuniões e o que se sabe é pela memória dos moradores mais antigos. Em 1979 numa reunião com a população é aprovado um documento, denominado “estatuto de efetivação da festa”, que cria algumas regras especialmente a ligação ao CDR Pero Negro.

Ritual de Entrega da Bandeira

O momento mais emotivo das festividades de verão em Pero Negro é a cerimónia da Entrega da Bandeira, entendida pelos locais como uma “tradição”. O festeiro principal transporta um estandarte com a imagem de Nossa Senhora do Desterro, conhecido por “bandeira”, utilizado nos peditórios de domingo e segunda-feira e na Entrega da Bandeira, transmitido simbolicamente como “testemunho”.
1 – A comissão de festas cessante vai em cortejo até à porta da capela, acompanhada pelos Zés Pereiras.
2- Em frente à capela e perante a multidão a comissão de festas cessante aguarda que apareçam voluntários para organizar a festa do próximo ano. Se não houver comissão nova o estandarte de Nossa Senhora do Desterro entra na capela.
3- Na emoção do momento aparece alguém que de forma espontânea se oferece para organizar a festa do próximo ano. A multidão aplaude, grita e chora. Em 2006, 2009 e 2013 não houve comissão e a “bandeira” entrou na capela, mas só em 2010 não houve festa. Durante o ano é sempre possível uma comissão ir à capela buscar a “bandeira” ou então a responsabilidade passa para a direcção do clube.
4 – Havendo comissão para o próximo ano o portão da capela é fechado. Já não dá para recuar. Entretanto alguns voluntários juntam-se ao novo festeiro, que tem de ter um casaco vestido e por isso aparece sempre alguém que lhe empresta um.
5 – A nova comissão parte em cortejo até à residência do novo festeiro, que tem obrigatoriamente de morar dentro da aldeia. Pelo caminho vai chamando mais amigos para a sua equipa.
6 – À porta da residência do novo festeiro o festeiro cessante entrega a “bandeira”. Avança e recua duas vezes e só à terceira o estandarte muda de mãos.
7 – O novo festeiro recua com a “bandeira” na mão até ao interior da sua residência..
8 – Aparece com a “bandeira” à janela da sua casa.
9 – Os novos festeiros são cumprimentados pela multidão ao som dos Zés Pereiras.
10 – A nova comissão de festas de 2020.
11 – É distribuído vinho tinto pelos presentes.
12 – E também bolo da festa (ferradura).

FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DO DESTERRO

Começam os meses quentes e com eles chegam as tradicionais Festas de Verão.
A aldeia de Pero Negro, concelho do Sobral de Monte Agraço, a cerca de 30 quilómetros a norte de Lisboa e com pouco mais de meio-milhar de habitantes, anseia pela sua Festa Anual com grande animação e expectativa.
A pacata vida social da aldeia ao longo do ano é interrompida nesta altura do ano com a realização dos festejos anuais.

Dinamizar a Aldeia

A comissão de festas do Clube Desportivo e Recreativo de Pero Negro decide, todos os anos, ir mais longe e dinamizar a aldeia de forma a pôr as Festas no topo do concelho.

01Jul

Passeio de Motas

Apresentamos o nosso cartaz para o 7° Passeio de Motas e Motorizadas Antigas.. Saber Mais →
01Jul

Festa Anual

De 23 a 28 de Agosto ajustamos um cartaz que dá para todos os gostos e idades... Animação, bandas, DJ's, bar jovem, atividades, Zés pereiras,.. Saber Mais →

Faça parte deste grupo desportivo!

Contacte-nos através do seguinte formulário para fazer parte do nosso Clube Desportivo e Recreativo como sócio e usufruir das nossas atividades.
X