Início da Ginástica no Clube

A secção de ginástica do CDR Pero Negro teve início no período 1975/1976 de grande atividade cívica, quer da população quer das coletividades. Na aldeia uma comissão de moradores fez várias obras de melhorias, enquanto o clube passou a ter várias atividades para além das habituais.

Modalidades Desportivas do Clube

Por iniciativa de Belarmino Jaime Gonçalves e Vítor Pedroso, nasceram modalidades desportivas no clube, destacando a ginástica que permanece até aos dias de hoje.

Aquisição de Equipamentos

Foram adquiridos vários equipamentos de ginástica, como colchões, trampolins, barras etc.. As primeiras aulas de ginástica decorriam no salão da sede do clube, ministradas por Napoleão Palma, que não recebia qualquer remuneração por esse serviço.

Cronologia da Prática

Após a entusiástica recepção da modalidade na aldeia, as aulas passaram a ser lecionadas pelo professor José Lourenço.

No entanto, a ginástica foi perdendo o seu esplendor. O número de alunos caiu e permaneceram apenas alguns jovens que, uma vez por semana, se encontravam para fazerem alguma atividade física no clube, sob orientação de dois sócios, Dinis Videira e José Matias Pardal.

Por coincidência fixou residência em Pero Negro uma professora de educação física, Conceição Cunha, que passou a dar aulas no clube e reacendeu a modalidade desportiva. O número de alunos voltou a subir e, no final de cada ano era organizada uma festa na qual os ginastas exibiam as suas competências.

Em 1981, a professora Conceição Cunha foi transferida para outra cidade, sendo impossível orientar os treinos regulares.
Em 1986 acabou por ser contratado o professor António Monteiro, treinador de ginástica há pouco tempo na Física de Torres Vedras.

A partir dessa altura a ginástica do CDR Pero Negro desenvolveu um notável progresso técnico: para além da festa final de ano, as classes de ginástica iam fazer exibições a outras localidades.
Ao lado da sede foi adquirido um terreno onde se ergueu um pequeno ginásio destinado às aulas de ginástica, com condições mais favoráveis para os atletas.

Melhorias e Dinâmica

A partir dessa altura a ginástica do CDR Pero Negro desenvolveu um grande progresso técnico. Para além da festa final de ano, as classes de ginástica iam fazer exibições a outras localidades. Ao lado da sede foi adquirido um terreno onde se ergueu um pequeno ginásio destinado às aulas de ginástica, com melhores condições.

Com o entusiasmo no seu auge, a secção de ginástica decidiu passar a organizar um festival próprio convidando outros clubes.
Para o efeito, pediu o pavilhão do Monte Agraço FC, na vila do Sobral de Monte Agraço e aí teve lugar a primeira edição do Gimnosobral em 1991, chegando à oitava edição, em 1999.

Até hoje a secção tem investido na melhoria das condições colocadas à disposição dos alunos, com a aquisição de material gímnico, incluindo trampolins, praticável, colchões, etc.
Paralelamente têm existido outro tipo de atividades como step, dança, zumba, de forma a dinamizar e inovar o Clube.

Títulos Nacionais e Internacionais

A ginástica do CDR Pero Negro ganhou prestígio e participou em vários festivais organizados por outros clubes, com destaque para o Gimnoeste, na Física de Torres Vedras. Neste clube competiram alguns atletas de Pero Negro que conquistaram títulos nacionais e internacionais.

Solidez da Modalidade

A estabilidade desta atividade no clube deve-se à ajuda do sócio benemérito João Gregório Lourenço, que durante vários anos ofereceu uma determinada quantia à secção, e ao protocolo celebrado com a Câmara Municipal do Sobral de Monte Agraço, que permite trabalhar sem sobressaltos financeiros, já que o subsídio garante o pagamento dos honorários do técnico e permite que as quotas dos atletas não sejam muito elevadas.

Inicio da Época de Ginástica 2024/2025 a 09 de Setembro

image---Cópia

História em Fotografias

Encontre os momentos da nossa jornada enquanto Equipa de Ginástica

Faça parte deste grupo desportivo!

Contacte-nos através do seguinte formulário para fazer parte do nosso Clube Desportivo e Recreativo como sócio e usufruir das nossas atividades.
X